terça-feira, 21 de julho de 2009

Seguro de carro sobe até 40% em São Paulo.


Em todas as renovações de seguro o valor do seguro aumenta e o cliente reclama, "não usei o seguro e ele está mais caro?" é isso que está acontecendo e temos uma materia abaixo feita pelo Jornal Agora, veja abaixo.


DO "AGORA"
O preço dos seguros de carros novos e usados está até 40% mais alto neste mês do que em junho em São Paulo, segundo o diretor do Sincor-SP (sindicato dos corretores de seguros do Estado), Orlando Filipe de Gouveia. Ante o mesmo período de 2008, a alta chegou a 30%.
O reajuste, que variou de 10% a 40%, pesou mais para os proprietários de veículos antigos. Um dos que tiveram a maior alta foi o Uno Mille 2003.
Já para os carros zero, o aumento médio do seguro foi de 15% entre julho de 2008 e julho deste ano.
Os reajustes podem chegar para os novos clientes e para quem renova o contrato.
Segundo o Sincor-SP, o gasto com o conserto de carros novos (em caso de batida) é menor.
Um dos motivos que explicam a alta é a queda da Selic. Para Gouveia, as seguradoras aplicam o dinheiro em operações que variam segundo os juros. Com a taxa menor, elas tiveram lucros menores.
O diretor técnico de automóveis da Associação Paulista de Corretores de Seguros, Miguel Ângelo Fiori, diz que julho é o mês em que o mercado de seguros costuma remarcar os preços. "De uma forma geral, os seguros sofreram reajuste desde 1º deste mês, mas não há influência direta da taxa de juros."
Os preços podem aumentar mais se a Selic, hoje em 9,25% ao ano, for reduzida novamente amanhã, na reunião do Copom - a expectativa é que ocorra o último corte da taxa neste ano, que deve passar para 8,75%.
Para o diretor da Porto Seguro, Marcelo Sebastião, se a Selic cair de novo, os preços podem ser reajustados.
Peças
Outro fator que contribuiu para a elevação dos preços foi a falta de peças de reposição para os carros, segundo o Sincor-SP. "Os fabricantes não estão repondo as peças."
Segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados), não há limite para o reajuste nesse mercado, mas os preços têm de estar claros no contrato entre a seguradora e o cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário