terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mudança sem seguro é insegura

Geralmente as empresas cobram 1% do valor da total a ser transportado, pelo seguro.

Ao optar por contratar uma empresa que não oferece seguro, apenas para fazer economia no valor do frete, você está contrariando a fatalista Lei de Murphy. Para quem não conhece a tal lei, ela sentencia o seguinte: "se houver a mínima probabilidade de algo dar errado, algo errado ocorrerá".

É claro que nem sempre Murphy acerta. É claro que é mais do que provável que nada venha a acontecer a uma carga transportada sem seguro. Não fosse assim, as seguradoras quebrariam. É... Mas, e se algo ocorrer?

Imagine-se sabendo que apenas porque você quis fazer uma economia de 1% do valor da carga, os outros 99% foram irremediavelmente destruídos.

Antes que você comece a especular sobre a validade de correr o risco ou não, não deixe de ler a relação abaixo. Nela, você encontrará uma relação dos principais seguros para mudanças e suas respectivas coberturas:

Seguro contra avarias
Garante cobertura contra danos causados na hora da embalagem, durante o transporte e quando a carga for desembalada. Cobrindo qualquer deterioração, estrago ou prejuízo causado a carga. Oferecido pela maioria das transportadoras.

Seguro para operação de carga e descarga
Concebido para oferecer garantias contra problemas com a carga durante as operações de empacotamento e desempacotamento.

Seguro contra danos provocados por água doce ou da chuva
Desenvolvido para garantir as cargas contra danos provocados por líquidos, seja por imprudência dos funcionários da transportadora, seja por causas naturais, como enchentes e tempestades.

Seguro contra contaminação com outras mercadorias
Quaisquer contaminações das cargas oriundas do contato com outras mercadorias estão cobertas por este seguro.

Seguro contra furto/roubo, extorsão e apropriação indébita
Garantia contra saques, roubos ou furtos da carga durante o transporte.

Seguro de risco rodoviário
Garantia contra todos e quaisquer imprevistos decorrentes do transporte de cargas em rodovias.

Seguro RCTA-C - Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas
Garantia da carga contra prejuízos decorrentes de queda da aeronave e/ou explosão; ou qualquer dano causado às mercadorias em virtude de problemas na aterrissagem. Cobertura extensiva também para extravios ou perdas ocorridas em depósitos ou galpões de embarque e desembarque.

Dicas de como encaixotar a mudança

  • Se planeje pelo menos 3 dias antes, porque dá muito trabalho, eu empacoto em 1 dia mas eu tenho experiência em mudança! Então agilize e não deixe pra última hora.
  • Primeiro para encaixotar você precisa de caixas de mudança, se não você não empacota nada! Onde comprar caixas de papelão? Você pode comprar caixas de papelão para mudanças em uma distribuidora de embalagens.
  • Mais se você é do tipo ecochato ou ecochata, como eu, vá até um mercado grande, ou a uma loja grande e peça na cara de pau, para alguém se é possivel conseguir caixas de papelão porque você esta de mudança e precisa empacotar suas coisas. A maioria pergunta se que tamanho você quer as caixas, peça de todos os tamanhos se possível eu já conto porque.
  • Depois de conseguir as caixas, vá até uma distribuidora de embalagens ou papelaria e compre uma fita adesiva daquela para fechar caixa, pode ser a marrom mesmo ou pode ser uma fita crepe bem grossa, a 3m é sempre melhor!
  • Depois você junta jornal com seus amigos e colegas ou compra na banca de revista aquele velho mesmo.
  • Agora é hora de empacotar, se alongue que o dia vai ser cheio! Primeiro Abra os armários e empacote o que você não usa muito, tipo aqueles copos de cristal e aquela louça de porcelana e inox que você ganhou de presente de casamento e nunca usou!
  • Porque se não você começa pela louça da cozinha e fica louça pra usar no dia seguinte!
  • Pegue individualmente cada prato e envolva com o jornal e coloque um em cima do outro com cuidado, coloque em uma caixa pequena que esteja devidamente fechada em baixo com fita adesiva, porque essas coisas ficam pesadas, e escreva em cima da caixa com uma caneta “cuidado frágil” e ainda coloque lá balcão sala jantar. Para você saber na hora de arrumar!
  • Depois os copos também cada um envolvido com jornal pata não quebrar e coloque novamente em uma caixa de papelão pequena e coloque o aviso após fechar com a fita.
  • Assim faça com toda louça e prataria da casa. As roupas se você quer ser rápido use sacos de lixo reforçados! Isso mesmo amarre a boca com a fita crepe! Vai ficar tudo amassado, um horror, mas é rápido, depois você tira e passa. Economiza caixas também.
  • Use este método para tecidos em geral, é bom colocar uma etiqueta dizendo de onde é!
  • Pegue cobertores velhos e separe, você vai usar para guardar espelhos e cobrir os armários e coisas que riscam.
  • Deixe eletrônicos e coisas pessoais para levar no carro, principalmente aquelas que você vai usar em breve após a mudança. Porque a maioria das empresas de mudança são descuidadas e pode riscar aquela tv lcd novinha!
  • Deixe a comida por último, descongele a geladeira e guarde tudo em uma caixa térmica. O resto das coisas da cozinha, chás e outras coisas coloque em uma caixa grande, ah e por favor né não estoque comida entes da mudança, isso é óbvio, não faça mega compras na semana anterior.
  • Contrate um transporte para mudanças com Seguro e marque certinho o preço, pergunte qual o tamanho do caminhão de mudanças, se é aberto ou fechado, se tem registro, quantas pessoas tem para ajudar a carregar e se tem corda e cobertores. Pegue o celular do motorista.
  • No dia da mudança deixe as caixas em um quarto separado e inicie pelos móveis pesados e grandes, encaixe um a um amarrando bem cada um deles, e colocando cobertor em cima, para que um não risque o outro. Depois coloque os eletrodomésticos grandes, como geladeira, fogão estas coisas. Depois as caixas que não tem nada frágil, tipo livros, a livros sempre em caixas pequenas, pesam demais.
  • E por último as coisas frágeis, e olhe pra ver se eles não estão socando as caixas no caminhão para mudanças.
  • As vezes vai precisar fazer mais de uma viagem com o caminhão de mudança. Por isso coloque os sacos de roupa e televisores no carro e ajude a carregar um pouco da mudança, para não deixar tudo para empresa de mudança se não vai dar muitas viagens e geralmente o preço da mudança vai ser maior, e por isso você pergunta o tamanho do caminhão e diz de onde a onde você vai.
  • Se chover e o caminhão for aberto você molha toda sua mudança, se o caminhão for grande e você quiser colocar na garagem do prédio ele não entra, mas carrega tudo de uma vez só também.
  • Geralmente quando você esta mudando de um apartamento ou chegando em um novo, o síndico do condomínio precisa ser comunicado, tem uma taxa de mudança e o elevador de serviço fica disponível para você, geralmente revestido com uma proteção anti risco. E nem sempre dá pra mudar no domingo.
SEGURO DE TRANSPORTE DE MUDANÇAS
Tel.: 11 2061-2636
ID: 100*4387
FRIEDENREICH & FERRAZ CORRETORA DE SEGUROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário