segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Incêndio em boate não terá indenização de seguradora, diz especialista


Em primeiro lugar gostaria de deixar nosso pesar a todas as família que estão passando por este momento muito dificil.
Uma tragédia com mais de 230 vítimas e danos incalculáveis. O incêndio que aconteceu ontem (27/01) na boate Kiss, em Santa Maria-RS, causou comoção em todo o país e tem gerado debates sobre a importância da prevenção de perdas para mitigar os riscos. Em entrevista ao programa Globo News, o especialista em gerenciamento de risco, Gustavo Mello, analisou o caso juntamente com um médico e um advogado criminalista.

De acordo com Mello, a maioria dos clubes noturnos no Brasil funciona sem seguro. “O brasileiro não tem a cultura de se proteger desse tipo de acidente. E quando possui seguro, a cobertura é contratada por um valor muito pequeno. Além disso, a preocupação maior é com a propagação do incêndio causado por danos elétricos”, afirma.

Em sua análise, Mello enfatizou que em casos como esse, se for comprovado que o dono do estabelecimento possui seguro, ele não terá direito à indenização. “O seguro não pressupõe que a casa vai fazer um show pirotécnico, o que é proibido dentro de um ambiente fechado. Seja por uma irresponsabilidade cometida pela banda musical, seja com o conhecimento ou não do dono do estabelecimento, a seguradora não tem como prever a ocorrência”.

Mas, caso haja disputa judicial, o desfecho dependerá da análise do juiz. “Nada impede que o magistrado entenda que a seguradora, por ser uma empresa com maiores recursos, seja obrigada a pagar”.

O especialista destacou ainda que o objetivo maior é que acidentes dessa natureza não se repitam, de modo que empresários e prefeitos tem o dever de prestar mais atenção a eventos com aglomeração de pessoas.

“É importante que as prefeituras se preocupem com as medidas de segurança, como saídas para escoamento rápido do público e sinalização adequada, inclusive com baterias extras nas luzes de emergência. A fim de evitar que mais pessoas morram em vão, é fundamental também que os seguranças desses locais sejam treinados para situações de evacuação”, conclui Mello

É muito importante fazer um Seguro com um corretor que seja capacitado, pois 90% das vendas os clientes só estão preocupados com o custo e num momento deste sabemos o quanto é importante um seguro bem feito, com coberturas para todos os seus frequentadores e seu patrimônio.
 
Quem tiver uma situação dessa, entre em contato conosco que iremos dar a melhor solução para o seu estabelecimento.

Fonte: CQCS - Camila Barreto 

Telefone: 11 4378-0832

Nenhum comentário:

Postar um comentário